sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

FUTURÓLOGO OU CIENTISTA DO PLANEJMANETO?


                       FUTURÓLOGO OU CIENTISTA DO PLANEJMANETO?

 

                Em meio a todas as atividades humanas, surgiu no mundo atual uma nova tarefa, chamada planejamento, que cada dia adquire mais prestígio. A meta do planejamento consiste em prever os passos a serem dados no futuro em qualquer campo de atividade para que se obtenha êxito num empreendimento. Fala-se em planejamento econômico, educacional, militar, científico e até em planejamento familiar. O planejamento desenvolveu tanto que até surgiu um novo profissional, o "futurólogo", cuja tarefa é a previsão do futuro, não através de uma bola de cristal, mas através da situação econômica, social, científica, educacional e técnica das nações. Tal importância foi apresenta por Sun Tzu em seu livro a arte da guerra "Em planejamento, nunca uma proposição inútil; em estratégia, nenhum passo dado em vão."

                Os "futurólogos" indicam-nos o número aproximado de habitantes que haverá na terra no ano 2030; os investimentos necessários nos países subdesenvolvidos para - que seus habitantes alcancem um nível de vida digno; os sobreviventes de uma guerra atômica; o número de crianças que convém educar para que todos encontrem uma ocupação depois de formados; a quantidade de alimentos que as gerações futuras terão a seu dispor. Esta é a tarefa dos futurólogos e, por isso, os seus maiores clientes são os governos de países que se veem na contingencia de prever o futuro para tomar as medidas mais convenientes para seus povos.

                     Através do planejamento o homem pretende arrancar o mistério do futuro, dominando-o mais efetivamente e enveredando por ele com certa segurança e esperança de êxito. Através do planejamento os homens pretendem solucionar em boa parte os grandes problemas que os afligem, tais como o analfabetismo, a doença, a fome, e o problema habitacional. Esta é a razão porque termos como "planejamento" e "previsão" exercem sobre o homem moderno uma atração mágica. Tudo ou quase tudo se espera desta nova tarefa que dia após dia adquire maior grau científico e que se afasta cada vez mais da mera adivinhação. As viagens espaciais assombram-nos por causa da exatidão cronometrica de suas etapas, realizadas, praticamente, conforme previsão dos técnicos e dos cientistas.Neste campo,o planejamento encontra a sua máxima perfeição.Claro que tem muita gente que prefere ir pela fé ou por crença do que fazer estudo rigoroso.Tal comportamento já foi constatado por Franklin Deleno Roosevelt "Eu não vejo porque não existe maior entusiasmo pelo planejamento, exceto talvez por essa razão: que a palavra planejamento não anuncia algo muito espetacular sobre ela e leva bons vários anos para se ver os resultados dela."


Nenhum comentário:

Postar um comentário