quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

POR QUE TEMOS MEDO?


                                                 POR QUE TEMOS MEDO?

 

"Nenhuma paixão rouba tão efetivamente de nossa mente
todos seus poderes de agir e pensar quanto o medo."
-- Edmund Burke

                Ao se falar em medo, a pergunta que nos vem á mente é: Por que sentimos medo? Existem muitas situações que provocam medo. No entanto, o medo é algo que ocorre dentro de nós. Determinada coisa provoca medo numa pessoa, mas não na outra. Nem sempre as causas do medo estão fora de nós.

            Nós sentimos medo quando reconhecemos a nossa fraqueza em enfrentar as coisas que nos cercam no dia a dia. Julgamos os problemas maiores do que as nossas forças. Somos incapazes de compreender as situações que nos envolvem. Ocorre então que, quanto mais nos preocupamos com essa situação, mais nos sentimos afundados no desespero.

            A outra causa do medo tem a ver com a nossa fraqueza em relação ao futuro. Não há segurança de nada, porque não sabemos nem sequer se amanhã estaremos vivos. Esta insegurança, em relação ao dia de amanhã, cria uma instabilidade presente. Faz com que a pessoa se sinta caminhando sobre uma corda bamba.A qualquer momento esta corda poderá ser cortada e ela não sabe aonde cairá. Para se enfrentar estas, que são as principais causas do medo, é necessário que tomemos algumas precauções.

            Quanto ao presente, precisamos nos conhecer internamente. Conheça te a ti mesmo recomendava Sócrates. Conhecendo a nós mesmos, tomaríamos ciência que a nossa alma racional seria um fator decisivo para a nossa felicidade: agindo de acordo com a razão, agiríamos de acordo com nosso ser – agiríamos como homens, não como animais. Não seríamos dominados pelos mesmos impulsos irracionais que dominam os animais, não seríamos dominados pelas paixões e pelos sentidos, seríamos senhores de nós mesmos e não agiríamos de modo desregrado. Para agirmos como homens, temos de saber o que somos: se somos racionais, nossa conduta também precisa ser.O medo é uma realidade que ninguém pode fugi e pode ser a chave da liberdade já dizia Saint Germain "A dúvida e o medo são as duas portas que todo ser humano tem que atravessar para conhecer e obter sua plena e completa liberdade".Se não superamos esta fase poderemos ser derrotados,pois O medo derrota mais pessoas que qualquer outra coisa no mundo." já defendia Ralph Waldo Emerson.

            Você pode optar! Se quiser viver atemorizado, continue confiando cegamente em fantasmas mentais. Se quiser se sentir seguro, procure examinar-se a si mesmo e liberte-se do passado e levante voo em direção à liberdade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário