quinta-feira, 17 de janeiro de 2013


VENCENDO O MEDO

 

                O medo está em toda a parte. Com o crescimento da Violência, sem dúvida também cresce o medo. Mas, olhando ao redor, podemos observar que existem pessoas que sentem mais medo do que os outros. O seu medo chega a ser doentio. Alguém afirmou que a coragem não é a ausência de medo, mas a capacidade de prosseguir como se não tivesse medo. Pessoas psicologicamente sadias conseguem isto com relativa facilidade, mas quem tem um medo doentio, tem um problema, e precisa de ajuda. Como poderemos ajudar pessoas que têm medo?

                Primeiramente precisamos reconhecer os nossos próprios temores, para que possamos obter maior capacidade de percepção dos temores do próximo. O segundo passo envolve o amor. O amor foi chamado de "a maior de todas as forças terapêuticas", e em nenhuma outra ocasião isto é mais verdade do que no tratamento do medo. A Bíblia no livro de 1 João 4 afirma que "o perfeito amor lança fora o medo". E um escritor sugeriu que "o inimigo do medo é o amor". O meio de expulsar o medo, é revestir-se de amor. Mostrar amor é levar as pessoas a conhecer o amor ajudá-las a experimentar a alegria de amar os outros. Tudo isto tem poder para ajudar a expulsar

o medo e a ansiedade.

                Por outro lado, devemos nos colocar junto á pessoa que tem medo, e observá-la. Devemos refletir sobre o

seu medo, e demonstrar-lhe compreensão. O objetivo não deve ser eliminar o medo, mas ajudar a pessoa a ter consciência dos seus temores, e depois aprender a enfrentá-los. Você vive num mundo em que o medo é urna realidade!Se você não sofre devido ao medo, procure ajudar o seu próximo que sofre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário