quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

A FILOSOFIA E A MUDANÇA DE MENTALIDADE


A FILOSOFIA E A MUDANÇA DE MENTALIDADE

        

"A filosofia por trás de muita propaganda é baseada na velha observação de que todo homem é na realidade dois homens — o homem que ele é e o homem que ele quer ser." William Feather

           Quando eu morava na colônia, muitas vezes, aos domingos, eu saía com meus irmãos pelas lavouras correndo e brincando.Momento que em recordava a poesia de CASIMIRO DE ABREU com título:  A SAUDADE DA PÁTRIA E DA INFÂNCIA: Livre filho das montanhas,Eu ia bem satisfeito,De camisa aberto ao peito,- Pés descalços, braços nus -Correndo pelas campinas À roda das cachoeiras, Atrás das asas ligeiras Das borboletas azuis!
            Nós procurávamos alguma coisa diferente que nos chamasse atenção. Eu lembro, que uma vez encontramos uma porção de lagartas numa lavoura de mandioca. Mas, estas lagartas eram diferentes das que costumeiramente comiam as plantas. Ficamos tão impressionados com a forma daquelas lagartas que resolvemos não matá-las. Quando chegamos em casa, falamos para os nossos pais sobre as lagartas. Mas, aquilo não causou maior preocupação a ninguém. Dias mais tarde, voltamos aquele lugar para ver se encontrávamos as lagartas. Por incrível que pareça nós encontramos naquele lugar uma porção de borboletas coloridas, borboletas azuis, borboletas laranjas misturado com preto, borboletas amarelas. Então meu irmão nos ensinou que aquelas lagartas eram as mesmas borboletas. É que houve uma transformação. Uma metamorfose da borboleta. A pessoa, antes de ter  com a filosofia,ou sem ter consciência crítica, ele é semelhante a uma lagarta que se arrasta pelo chão, que tem a sua vida, no mais inferior dos níveis da existência humana. Facilmente é manipulado e controlado por todos os aparelhos ideológicos do Estado.Quando o homem encontra com as especulações filosóficas ele é como a borboleta, tem uma aparência diferente, uma aparência de cosmo visão, porque ele encontrou uma nova lente para ler os fatos da vida. É isso, a vida consciente nos leva a uma transformação.É sair de um sono para o estágio da ação e do movimento. Uma transformação da aparência para a essência. A sua aparência se modifica, o seu ambiente se modifica,e ela passa a modificar o ambiente em que vive. Assim como as borboletas transformaram uma simples plantação de mandiocas em um jardim de cores, assim também é a pessoa que consciência crítica ou seja que tem a capacidade de filtrar tudo e não é alienado e nem manipulado em sua vida. Ela transforma aquela vida de rotina de todos os dias numa vida de que tudo flui e tudo muda.Situação repensada por  Eleanor Roosevelt que dizia: "A filosofia de uma pessoa não é melhor expressa em palavras; ela é expressa pelas escolhas que a pessoa faz. A longo prazo, moldamos nossas vidas e moldamos a nós mesmos. O processo nunca termina até que morramos. E, as escolhas que fizemos são, no final das contas, nossa própria responsabilidade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário