PARA QUE
ESTUDAR FILOSOFIA?
"A filosofia de uma pessoa
não é melhor expressa em palavras; ela é expressa pelas escolhas que a pessoa
faz. A longo prazo, moldamos nossas vidas e moldamos a nós mesmos. O processo
nunca termina até que morramos. E, as escolhas que fizemos são, no final das
contas, nossa própria responsabilidade." Eleanor Roosevelt
É comum ouvirmos a afirmação de que os jovens ingressam nas
universidades sem saber raciocinar, pensar ou estudar. Diante dessa evidência,
a filosofia pode ajudá-los para que "aprendam a pensar". Mas o que
significa isso?
Para a maioria dos professores, as razões por que se
estuda ou se deve estudar essa disciplina confundem-se com os objetivos do
ensino em geral. Supõem que o aluno adquiriria hábitos de pesquisa, treino de
raciocínio, espírito crítico, criatividade, imaginação, participação
dialogante, etc. Tais professores esquecem que esses são objetivos gerais de
todo o ensino, e não especificamente da filosofia.
Collingwood
(1933: 28-52) defende que o papel da filosofia não é fazer pensar, mas fazer
pensar melhor. Presumivelmente; ele quer dizer que a filosofia não motiva o
indivíduo a pensar, mas o faz pensar melhor porque fortalece as habilidades de
pensamento que ele já possui.
A filosofia é uma
disciplina que estimula o aluno a desenvolver suas habilidades cognitivas, envolve-o em diálogo disciplinado
para que aprenda a raciocinar em conjunto com os demais, desafia-o a
pensar sobre conceitos significantes da tradição filosófica e, acima de tudo,
amplia sua capacidade de pensar por si mesmo quando confrontado com
situações-problema.
Em resumo, a
filosofia prepara o aluno para pensar nas outras disciplinas, na medida em que
o incita a fazer uso de habilidades de pensamento que precisam ser aprendidas para pensar nas
outras matérias. O ensino da filosofia, assim concebido, transforma a sala de
aula em uma "comunidade de investigação dialógica cooperativa sobre o caráter problemático da existência
humana.
Os objetivos educacionais
estabelecidos para o ensino da filosofia sempre procuraram apresentá-la como
uma disciplina com a qual o aluno não só aprende a pensar, mas a pensar melhor,
tornando-se dessa forma um investigador de questões existenciais problemáticas,
capaz de assumir uma postura crítica perante elas.Observe a tese defendida por Cláudio
de Moura Castro "A criatividade de uma nação está ligada à capacidade
de pensar e teorizar, o que requer uma boa educação e, daí, partir para o inventar
e, depois, ir até as últimas consequências no fazer."
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