sábado, 16 de fevereiro de 2013

PARA QUE ESTUDAR FILOSOFIA?


PARA QUE ESTUDAR FILOSOFIA?       

"A filosofia de uma pessoa não é melhor expressa em palavras; ela é expressa pelas escolhas que a pessoa faz. A longo prazo, moldamos nossas vidas e moldamos a nós mesmos. O processo nunca termina até que morramos. E, as escolhas que fizemos são, no final das contas, nossa própria responsabilidade."  Eleanor Roosevelt

 

            É comum ouvirmos  a afirmação de que os jovens ingressam nas universidades sem saber raciocinar, pensar ou estudar. Diante dessa evidência, a filosofia pode ajudá-los para que "aprendam a pensar". Mas o que significa isso?

                Para a maioria dos professores, as razões por que se estuda ou se deve estudar essa disciplina confundem-se com os objetivos do ensino em geral. Supõem que o aluno adquiriria hábitos de pesquisa, treino de raciocínio, espírito crítico, criatividade, imaginação, participação dialogante, etc. Tais professores esquecem que esses são objetivos gerais de todo o ensino, e não especificamente da filosofia.

                Collingwood (1933: 28-52) defende que o papel da filosofia não é fazer pensar, mas fazer pensar melhor. Presumivelmente; ele quer dizer que a filosofia não motiva o indivíduo a pensar, mas o faz pensar melhor porque fortalece as habilidades de pensamento que ele já possui.

                A filosofia é uma disciplina que estimula o aluno a desenvolver suas habilidades cognitivas, envolve-o em diálogo disciplinado para que aprenda a raciocinar em conjunto com os demais, desafia-o a pensar sobre conceitos significantes da tradição filosófica e, acima de tudo, amplia sua capacidade de pensar por si mesmo quando confrontado com situações-problema.

                Em resumo, a filosofia prepara o aluno para pensar nas outras disciplinas, na medida em que o incita a fazer uso de habilidades de pensamento  que precisam ser aprendidas para pensar nas outras matérias. O ensino da filosofia, assim concebido, transforma a sala de aula em uma "comunidade de investigação dialógica cooperativa  sobre o caráter problemático da existência humana.

            Os objetivos educacionais estabelecidos para o ensino da filosofia sempre procuraram apresentá-la como uma disciplina com a qual o aluno não só aprende a pensar, mas a pensar melhor, tornando-se dessa forma um investigador de questões existenciais problemáticas, capaz de assumir uma postura crítica perante elas.Observe a tese defendida por Cláudio de Moura Castro "A criatividade de uma nação está ligada à capacidade de pensar e teorizar, o que requer uma boa educação e, daí, partir para o inventar e, depois, ir até as últimas consequências no fazer."

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