quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

FANÁTICO: O PIOR CEGO E AQUELE QUE NAO QUER VER


FANÁTICO: O PIOR CEGO E AQUELE QUE NAO QUER VER

Um fanático e pessimista vê uma dificuldade em toda oportunidade; um otimista de consciência crítica vê uma oportunidade em toda dificuldade."

                                        Conta-se a história de dois homens que desciam num pequeno barco pelas águas de um rio. um pouco antes de uma enorme catarata. Por alguma razão, perderam o controle da pequena embarcação. A correnteza das águas os levava rapidamente em direção à catarata. Eles não podiam fazer mais nada. pois a morte estava diante deles.

            Foi então que uma pessoa, que estava à margem do no jogou lhes uma corda para tentar salva -lós. Um dos homens que estava no barco imediatamente se agarrou na corda e foi salvo. O outro. na tentativa desesperada de se salvar. em vez da corda. agarrou se a um pedaço de madeira que flutuava perto dele. Isto lhe custou a própria vida.

            Em resumo. esta história nos mostra duas pessoas diante do mesmo perigo e diante da mesma oportunidade de salvação. Um foi salvo. o outro não. Um foi salvo pela corda que estava presa à margem do rio. O outro morreu porque  em vez de agarrar a corda. a sua única possibilidade de salvar-se, agarrou-se a um pedaço de madeira que como ele, estava sendo levado pelas águas. A estória acima retrata bem a característica de um fanático. Se você observar a etimologia FANÁTICO vem de   fã lunático. Aquele que não quer ver mais nada além do que ele decidiu ver.Tem fanáticos de diversas áreas de nossa sociedade. É a pior espécie de animais para você conviver no dia a dia. São milhares de cegos guiando outros cegos nos setores religiosos, político-partidários de todas as cores ideológicas. Só ele sabem, só ele conhecem, só ele tem a verdade e alias, eles se auto - intitulam representantes  da verdade.

            O fanático nega a tese que cada um tem, pois, o direito de escolher acreditar no que a sua consciência determina. Esquecem  de que nada vale discutir ideologias, crenças... Se todas se demonstram. todas também se opõem. É impossível que todos os homens tenham a mesma visão (a mesma crença. os mesmos hábitos): por isso, a união entre homens reside na tolerância à visão alheia. porque nenhuma visão é completa. Nossas certezas são apenas um balbucio torpe daquilo que nos foi colocado repetidamente na cabeça desde a infância. E na medida em que variamos de ambiente, de hábitos e diversificamos o nosso abastecimento intelectual. concluímos que a verdade é bem mais complexa e distante. Essa percepção nos tornará mais humildes e mais tolerantes à verdade alheia.

            A verdade de um povo, de uma religião, de um partido político se distingue da verdade de outros povos. Todo homem quer fazer de sua crença a verdade universal e expô-la aos demais. O que acontece nas seitas religiosas e correntes políticas. Existem, para estes homens, só duas categorias de pessoas: os bons e os maus. Maus são os que têm outra visão de mundo. Heródoto disse que, se lhes oferecêssemos a escolha de todos os costumes do mundo, daqueles que lhe parecessem melhores, eles examinariam a totalidade e acabariam preferindo os seus próprios, tão convencidos estão de que esses são melhores que todos os outros. Resultado desta atitude tragédia e morte.

 

 

* Filósofo e Teólogo - professor de filosofia e história

Nenhum comentário:

Postar um comentário